segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mixólogo utiliza técnicas da culinária molecular para criar drinks inusitados

Profissional de Petrópolis faz drinks com texturas e sabores inesperados.
Macarrão de vodca, ovo molecular, esfera, caviar e tartar são alguns itens.




Flavio FlarysDo G1 Região dos Lagos

Dry Martini, Margarita, Manhattan, Bloody Mary, Sex on the Beach, Alexander e Cosmopolitan estão entre os drinks mais famosos servidos em bares de todo o mundo. Suas receitas já tornaram-se clássicas, e são seguidas à risca por profissionais do ramo. Mas, no rastro da cozinha molecular de Ferran Adrià, chef espanhol que ousou experimentando novas tecnologias e inesperadas texturas e sabores em seus pratos, alguns bartenders desenvolvem drinks com novos aromas, sabores e consistências. Daí, o surgimento do mixólogo (ou mixologista), barman que utiliza o conhecimento tradicional aliado à criatividade para criar bebidas inusitadas e engenhosas. É o caso de René Depoli, mixólogo e sócio do Faustino Bar, em Itaipava, distrito de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro.



Espuma molecular de Piña colada com esfera reversa de maracujá tem formato de um ovo estrelado
(Foto: Divulgação / Faustino Bar)


Apresentações impressionam os clientes
(Foto: Divulgação / Faustino Bar)


"Quando a coquetelaria começou a incorporar a teoria molecular de Ferran Adrià, eu mesmo fiz algumas invenções que não deram muito certo, mas fui me especializando", diz René. E como! Após alguns cursos direcionados em São Paulo e no Rio de Janeiro, ele desenvolveu uma série de drinks moleculares. Despojados e criativos, a lista de criações dele é grande, e inclui itens que despertam a curiosidade dos clientes, tanto visualmente quanto no paladar: macarrão de vodca, ovo molecular de Piña Colada, sorvete Daiquiri de banana com rum, refrigerante natural de lichia com vodca, espuma de gengibre, esfera de xarope de maçã verde com espuma molecular de maracujá, redução de goiaba, ar de maçã verde, espaguete de violeta, caviar de maçã verde, tartar de morango com esfera de maracujá e terra de Nutella.


Clique aqui e veja uma galeria de fotos com drinks moleculares de René Depoli



Na primeira foto, esfera reversa de açaí e espuma de banana; na segunda, drink de Amarula e sorvete de chocolate com espaguete de Ovomaltine e sorvete molecular de Amarula (Foto: Divulgação / Faustino Bar)


As descrições podem causar certo estranhamento e até desconforto a alguns clientes, e René sabe disso: "As pessoas têm receio do novo, então eu apresento o cocktail com um acompanhamento molecular. É uma maneira interessante de inserir o cliente no conceito que foi desenvolvido. O público tem um pouco de desconfiança, como 'o que é isso que você está fazendo pra mim?', mas, quando o cliente prova, tem uma grande surpresa. Isso acontece muito com a esfera, que é o líquido envolto por uma película gelatinosa".


René apresenta o 'Faustino' (Foto: Flavio Flarys/G1)


E engana-se quem imagina preços exorbitantes para os drinks moleculares servidos no Faustino. Os preços variam entre R$ 18 e R$ 22. "Por se tratar de uma novidade, o importante é as pessoas conhecerem o que está sendo desenvolvido. Então, o valor não pode ser muito alto", avalia René. Embora as opções moleculares sejam tentadoras, o drink que faz mais sucesso no bar é o Faustino, com Frangelico, sorvete de creme, vodca e creme de cacau.


René mantém um blog na internet com diversas receitas de drinks desenvolvidos por ele. "Eu amo o que eu faço. Quando estou com problemas pessoais, eu entro no bar para criar alguma novidade", conta René. Quem agradece são os clientes. Mas não é sempre que todas as opções moleculares estão disponíveis no Faustino. Dependendo do movimento na cidade, e como a preparação desses itens diferenciados demandam tempo, é interessante consultar a disponibilidade com antecedência. Um brinde - molecular ou não - ao mixólogo!


Serviço:

Estrada União e Indústria, 10395, no Shopping Tarrafas. Tel.: (24) 2222-1700

De quarta-feira a domingo, de 12h às 00h, sendo que sexta-feira e sábado até o último cliente.


Tem sugestões, dúvidas ou críticas? Mande para o Vc no G1 ou um e-mail para a coluna: gastronomia@redeintertv.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário